Indicações de livros para o outono pt.2

Dando continuidade ao tema do mês, hoje trouxe mais algumas indicações de histórias com esse tom bem outonal — seja pela estética, pelas paisagens descritas, mas principalmente por aquela atmosfera melancólica e acolhedora, cheia de recomeços e reflexões.

01. O Império Final, por Brandon Sanderson

Em O Império Final (2006), primeiro volume da trilogia Mistborn, somos apresentados a um mundo coberto por cinzas e governado há mil anos por um tirano imortal conhecido como Senhor Soberano. Somos apresentados a toda uma sociedade sem esperanças de um futuro melhor, mas também conhecemos fagulhas de uma rebelião que mudará todo o rumo daquele lugar. Conhecemos Vin, uma menina das ruas que descobre poderes únicos, e Kelsier, o mentor de Vin e cabeça da rebelião. Somos devorados pela vastidão que é esse mundo e todos os outros personagens encantadores. Nada aqui é por acaso; até mesmo as regras mais fundamentais de suas magias são distorcidas e ampliadas. Cada lugar possui uma história própria e sua importância nos acontecimentos da trama. Esse é um livro marcado pela melancolia, pela esperança e pela força de um povo que se recusa a se curvar. Uma leitura perfeita para quem gosta de fantasia com peso emocional, nuances políticas e aquela atmosfera outonal de fim de era, quando tudo parece morrer para que algo novo, enfim, possa nascer.

“O mundo não estava dividido entre heróis e vilões. Às vezes, as pessoas eram simplesmente pessoas, fazendo o que podiam para sobreviver.”

02. O Circo da Noite, por Erin Morgenstern

Em O Circo da Noite (2011), somos apresentados à figura enigmática de um circo diferente de qualquer um já visto, com enormes tendas em tons de preto e branco e um enorme relógio que se transforma durante a noite, assim que o circo abre suas portas para o público. O Le Cirque des Rêves é nosso personagem principal; ele abriga muito mais além de tendas extraordinárias, únicas, e experiências sensoriais que nos fazem sentir dentro de cada corredor. Por trás de todo esse cenário, ocorre uma competição onde nem os competidores nem nós, leitores, sabemos as regras; porém, apenas um dos participantes é considerado o vencedor.
Em meio às apresentações, aos segredos e à atmosfera de sonho, surge entre os dois um amor impossível, que coloca tudo em risco. Definitivamente, esse é um livro para ser admirado, e sua escrita trabalha essas sensações de uma forma magnífica, de tal forma que nos faz ter o sonho de conhecer esse local e seus segredos na vida real.

“Você pode ir onde o vento o levar, ou você pode seguir o caminho que você mesmo escolheu.”

03. Mansão Gallant, por V. E. Schwab

Em Mansão Gallant (2022), V. E. Schwab nos conduz por uma história cercada por uma atmosfera melancólica, sombria e repleta de segredos. Olivia Prior é uma garota que cresceu em um orfanato. Não falava, porém era acompanhada por sombras que apenas ela via, e sua única posse é um diário enigmático que sua mãe deixou e um aviso claro: não vá para Gallant. Porém, ela vai parar nessa antiga mansão de uma forma um tanto suspeita e passa a procurar respostas para suas diversas questões. Lá, ela descobre muito mais que suas origens, deparando-se com um mundo paralelo a centímetros do jardim, onde sombras sussurram promessas de respostas.
Trabalha uma atmosfera densa, melancólica e, ao mesmo tempo, poética. O livro mistura fantasia sombria, horror sutil e a eterna busca por pertencimento.

“Às vezes, quando estamos mais perto de nos perdermos, é quando realmente nos encontramos.”

04. O Labirinto do Fauno, por Cornelia Funke e Guillermo Del Toro

Em O Labirinto do Fauno (2019), a autora Cornelia Funke, em colaboração com Guillermo del Toro, adapta e expande o universo do filme de mesmo nome. Acompanhamos Ofélia, uma menina que ama contos de fadas — fadada a viver seu total oposto — que se muda com sua mãe para um posto militar no interior da Espanha pós-Guerra Civil. Lá, ela tem que lidar com seu padrasto cruel, sua mãe grávida e doente e, principalmente, com os mistérios que circundam o Labirinto, estes sendo guiados pelo Fauno, para que seja provado que ela é a reencarnação de uma princesa perdida anos atrás.
Se o filme já possui esse tom de fantasia sombria, o livro aprofunda ainda mais, trazendo, em forma de contos, as histórias de diferentes personagens e lugares importantes da obra original (se o homem-pálido já era sombrio, aqui é ainda pior).
Com atmosfera sombria, poética e repleta de simbolismos, o livro é uma poderosa alegoria sobre resistência, inocência e sacrifício — ideal para quem aprecia contos de fadas sombrios, histórias melancólicas e narrativas cheias de camadas.

“As histórias são reais, mesmo que nunca tenham acontecido. São sementes, raízes. Crescem em silêncio e escuridão, e nunca morrem.”

05. Macbeth, por William Shakespeare

Em Macbeth, uma das tragédias mais sombrias de William Shakespeare, somos levados à Escócia, onde profecias, ambição e culpa se entrelaçam em uma espiral de destruição. Um dia, três bruxas falam para um simples guerreiro que ele será rei. Assim, Macbeth, tomado pela ambição e desejo de poder — além dos incentivos de sua esposa — é consumido pelos resultados de suas ações. Todo o sangue derramado em um momento volta para o assombrar, e somos levados a questionar até onde vai a capacidade humana quando se trata de poder.
Macbeth é ideal para quem busca uma leitura intensa, trágica e profundamente simbólica, daquelas que combinam com tardes nubladas, xícaras de chá e reflexões sobre a natureza humana.

“A vida é uma sombra que caminha, uma pobre atriz que se arrasta no palco, e depois não é mais ouvida; é uma história contada por um idiota, cheia de som e fúria, significando nada.”

Trouxe alguns dos meus livros favoritos, incluindo principalmente fantasias com temáticas diferentes para aqueles que gostam de se aventurar nessa estética sombria e melancólica, acompanhada de detalhes fantásticos. Se ficaram com vontade de ler algum compartilhe conosco! Inclusive deixe também a sua indicação. 

Um beijo, até o próximo post!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Edit Template