Indicações de leituras para o outono.

Com a chegada do outono, resolvi trazer para vocês algumas indicações de livros com a temática outonal. Se vocês gostam de romances envolventes, intensos e com aquela pegada um pouco melancólica — o que não pode faltar nessa estação do ano —, as indicações dessa lista foram feitas para vocês. Separei cinco títulos da literatura clássica e contemporânea, que foram escolhidas para aquecer o coração de vocês. Espero que gostem!

01. A Vida Invisível de Addie LaRue, por V.E. Schwab.

Em A Vida Invisível de Addie Larue (2020), a autora narra a história de Adeline LaRue (Addie), uma jovem francesa criada em um vilarejo no interior da França, com incertezas quanto ao futuro ao qual estava fadada a seguir. Assim, a história parte do princípio de que Addie teria que se casar e, para fugir desse casamento arranjado, ela faz um pacto com um deus das sombras para escapar desse destino e viver sua vida livremente. No entanto, sempre há um preço a ser pago quando se faz uma barganha pela vida — e o preço de Addie é o de não ser lembrada por todos aqueles que a conhece, tornando-se quase um fantasma com o passar dos anos. Este livro é perfeito para quem gosta de gêneros como o fantástico, o romance e o drama histórico.

“Ela descobriu que os livros são uma maneira de se viver milhares de vidas diferentes ou de encontrar forças para viver uma muito longa”.

02. Tudo Pode Mudar, por Jill Mansell.

Em Tudo Pode Mudar (2022), vemos a história de Essie Philips, uma jovem que se encontra no melhor momento de sua vida: com um ótimo namorado, um emprego novo e uma casa encantadora. Mas ela observa tudo se esvair no momento em que envia um e-mail particular — originalmente à sua melhor amiga — para todos os seus contatos. A mensagem acaba viralizando, e o caso chega a ser publicado até mesmo em um jornal local. Sua vida se torna uma grande bagunça, e ela acaba por ter que começar do zero. Sem namorado, sem emprego e sem casa para morar, ela se vê completamente perdida — mas tendo forças para recomeçar nas novas pessoas que começam a surgir em seu caminho. E o mais interessante é que o livro se passa no outono, justamente no tempo de mudanças. Com muito humor, leveza e romance, a história de Essie nos mostra que as maiores confusões podem nos levar aos melhores recomeços.

“Às vezes, os sonhos levam você a acreditar que são reais. E depois, em outros momentos, completamente do nada, a vida se torna tão surreal que você se pergunta se está sonhando”.

03. Nem te Conto, por Emily Henry.

Em Nem te Conto (2024), a autora conta a história de Daphne, que sempre acreditou em histórias de amor — daquelas épicas que vemos nas telas de cinema. Assim, ela criou a sua com o seu noivo, Peter, que desde um encontro em uma praça até o plano de se mudar para Waning Bay, cidade natal dele. Mas a história de amor perfeita se desmorona quando Peter percebe estar apaixonado por sua melhor amiga, Petra. Sozinha em uma cidade não familiar, Daphne tenta seguir seu caminho em meio a uma fase turbulenta, com um emprego como bibliotecária infantil e dividindo um apartamento com alguém um tanto improvável: Miles Nowak, ex namorado de Petra. Em meio a situações embaraçosas, risadas e autodescobertas, Nem te Conto é uma história de segundas chances — e sobre quando percebemos o amor nos lugares mais improváveis de acontecer.

“O mesmo universo que tira coisas desapaixonadamente pode trazer coisas que você não teve imaginação suficiente para sonhar”.

04. Jane Eyre, por Charlotte Brontë.

Jane Eyre (1847) conta a história de Jane, uma governanta independente que observa sua vida ter uma reviravolta quando conhece Edward Rochester, o proprietário de Thornfield Hall. Entre olhares proibidos e diálogos carregados de tensão, os dois caminham por uma linha tênue que desafia as convenções daquela época. Este livro traz uma atmosfera de romance gótico, acompanhado de reviravoltas que fazem o leitor sentar e refletir por dias. A escrita de Charlotte Brontë é encantadora, e neste livro ela tece uma narrativa arrepiante, onde o mistério, desejo e transgressão se entrelaçam sob a Inglaterra do século XVI.

“Eu não sou um passáro; nenhuma rede me prende. Sou um ser humano livre, com vontade própria”.

05. Tudo é Rio, por Carla Madeira.

Tudo é Rio (2021) acompanha a história de Dalva e Venâncio, um casal cuja vida é devastada por uma grande tragédia causada pelo ciúme doentio do marido. Em meio ao luto, à perda e à reconstrução, o caminho do casal se cruza com o de Lucy, uma moça que trabalha no bordel da cidade. No decorrer da história, surge um triângulo amoroso turbulento, completo de reviravoltas, onde paixão, culpa e redenção se misturam como as águas de um rio — calmas e agitadas. Este livro traz uma narrativa madura, poética e, em alguns momentos, visceral, que aborda com excelência as relações humanas, expondo as feridas de uma tragédia e a complexidade dos recomeços.

“É preciso uma coincidência qualquer para que o amor se instale. Existe um certo milagre nos encontros. Não é tolo dizer que o amor é sagrado”.

As histórias reunidas aqui foram especialmente escolhidas para aqueles dias em que queremos relaxar e ler um livro para nos fazer companhia nos dias silenciosos da semana. E aí, escolheram qual livro será o seu companheiro no outono? Me conte aqui nos comentários.

Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Edit Template